5 DICAS DE COMO MANTER O SEU COLABORADOR MOTIVADO

1. Deixe claro para o colaborador qual o papel dele no propósito da empresa! 

Um dos primeiros passos para incentivar funcionários é fazer com que cada um deles saiba o motivo dele estar ali e o porque o trabalho dele é importante.

O colaborador não se sentirá motivado se não souber como sua atividade é relevante e como as suas ações podem reverberar, positiva ou negativamente, em um grande propósito.

2. Faça reuniões para conhecer colaboradores e anunciar projetos. 

Reunião não pode ser sinônimo de notícia ruim. 

Fazer reuniões para mostrar bons resultados, compartilhar novos projetos e fazer elogios é preciso, pois, além de fazer com que o colaborador se sinta parte integrante, faz também com que assuma responsabilidade com os resultados. Da mesma forma, fazer reuniões para mostrar novos objetivos da empresa é primordial. Faça com que as reuniões sejam um encontro positivo. Pense que a reunião é também uma maneira de estar perto daqueles que se esforçam para fazer entregas a sua empresa diariamente. Quando as broncas forem necessárias, as faça individualmente.

3. Conheça quem são seus funcionários 

Muitas vezes por estar no foco de suas tarefas um gestor não observa sua equipe, não conhecendo suas verdadeiras habilidades e competências, nem suas histórias de vida ou algo pelo qual estão passando e isso faz toda a diferença na relação entre gestor e funcionário.
 

4. Crie desafios e recompense 

Um simples parabéns é muito bem-vindo, mas incentivar com prêmios, ainda que simbólicos é muito positivo. Muitas empresas relutam quando o assunto é premiar, mas o fato é que gerar uma recompensa promove motivação. Uma recompensa pode ser um vale-cinema ou um happy hour com toda a equipe. 

Use a criatividade!   

5. Mostre que a capacitação é importante e promova o conhecimento

Promover palestras e pagar cursos são formas de incentivar a capacitação. No entanto, é possível mostrar que o conhecimento é importante mesmo sem ter grandes investimentos. É pertinente, por exemplo, dar dicas para os colaboradores de cursos on-line gratuitos, ou mesmo deixar no mural da empresa, sugestões de livros, filmes, séries, peças de teatro, exposições de arte e eventos musicais. Lembre-se de que o conhecimento não técnico do seu colaborador também o influencia no trabalho. 

Um sorriso, um bom-dia e o convite para um café também são bem-vindos! 

Últimas do Blog