COMO UTILIZAR AS LUZES DE NATAL COM SEGURANÇA

Na época do natal nossas casas ganham vida a mais, a empolgação das crianças ao escrever cartinhas, fazer pão de mel em família e decorar cada cantinho da casa com árvores, renas e papai Noel faz parte de um “ritual” natalino que aquece o coração de muitas famílias.

As casas ficam iluminadas de amor e luzinhas coloridas que nos acompanham por quase 1 mês inteiro e apesar de ser um momento cheio de beleza algumas precauções devem ser tomadas para evitar que seja marcado também por acidentes. 

O cuidado começa no momento da compra, é importante escolher itens de qualidade, com etiqueta de resistência ao fogo e certificadas pelo Inmetro.

É recomendada a utilização das luzes de LED tanto pela economia como pelo baixo aquecimento e caso sua necessidade seja para áreas externas, verifique se as mangueiras são do tipo isoladas, essa informação deve constar na embalagem. Você pode optar pelo reaproveitamento das lâmpadas do ano interior, mas fique atento ao prazo de validade e sempre confira a fiação ou se existem lâmpadas danificadas e fios ressecados para evitar incêndios e curto-circuito. 

No momento da instalação evite colocar a árvore perto de sofás, cortinas ou tapetes, no caso de incêndio esses itens propagam fogo com facilidade, também não bloqueie portas e janelas que atrapalhe a circulação de pessoas e por fim, garanta que não está sobrecarregando tomadas com benjamins e extensores, os filtros de linha que possuem de 3 a 6 pontos de ligação são mais seguros e evita curtos. 

É importante lembrar de apagar as luzes durante a noite ou se for passar longos períodos fora de casa, as luzes deixam a decoração ainda mais bonita, mas com certeza proporcionar um ambiente seguro é sua prioridade.  Agora é só curtir essa época especial com a tranquilidade de estar com a casa e a família em segurança! 

Últimas do Blog