NR10 É OBRIGATÓRIO E SALVA VIDAS

Desde 2013 a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), avalia os dados de acidentes de origem elétrica e registrou em 2019 um aumento de 12% comparado a 2018 em relação as mortes causadas por choque elétrico e 23% no aumento de casos de incêndios originados em sobrecargas de energia e posterior curto-circuito, este é um cenário muito preocupante que requer atenção de profissionais e empresas que atuam na área.


Campanhas de conscientização são necessárias, atitude prevencionista é essencial e os treinamentos indispensáveis, são eles que direcionam o profissional a ter uma postura que antecipa riscos, que respeita a utilização dos equipamentos de proteção individual, que identifica o problema e minimiza a chance de outros estragos além de prepara-lo para solucionar o problema de maneira rápida e eficaz.


Falar em prevenção é falar em salvar vida e isso é grande! A NR10 é o treinamento destinado aos profissionais que interajam com instalações elétricas e serviços de eletricidade direta, ou indiretamente e determina os requisitos e condições de trabalho adequado para esses profissionais com objetivo de reduzir os acidentes de trabalho no setor.


É importante lembrar que a responsabilidade de estar dentro das normas exigidas e capacitar profissionais é tanto do técnico de segurança do trabalho como da empresa, além, do próprio profissional que executará a função e deve preservar sua integridade física.


Para maior eficácia, a NR10 deve ser feita em diversos momentos da vida do profissional:

– Se o funcionário muda de empresa ou de função;

– Após retornar de inatividade ou afastamento do trabalho por algum motivo, em período superior a três meses; 

– Havendo alterações importantes, como a troca de métodos, processos e organizações nas instalações elétricas. 

– Quando a certificação excede o período de 2 anos (reciclagem bienal)

E aborda temas de extrema importância para garantir não só a segurança do profissional como de todos que estão a sua volta através das medidas de proteção coletiva e segurança em projetos.

Este é um trabalho que requer atenção, capacitação e responsabilidade, a NR10 é obrigatória e preserva seu bem mais precioso, A VIDA.

Respeite e mantenha em dia seus certificados e reciclagens. A Águia de Fogo possui o treinamento de NR10 100% ONLINE para que você tenha a facilidade de fazer o treinamento quando puder e de onde estiver, aproveite essa oportunidade e comece agora!

Últimas do Blog